Wednesday 9 December 2009

Brooke Astor Aristocrat of the People

A Mansão Astor na New York da época "Vanderbilt" ou do reino dos "Four hundred", ou seja, da exclusiva elite que dominava a vida de New York


Já não se fazem "socialites" destas, aliás denominação profundamente injusta para descrever o notável percurso humano desta aristocrata de alma.

Descendente por casamento da famosa família Astor, que faziam parte da exclusiva elite de New York, no entanto Brooke nunca mostrou arrogância, pelo contrário grande sentido de humor, e o seu percurso de constante filantropia pode ser sintetizado nesta frase : "Money is like manure; it’s not worth a thing unless it’s spread around".




Brooke Astor morreu a 13 de Agosto de 2007 com a idade de 105 anos.

No entanto os últimos anos desta longa e notável vida foram abalados por um escândalo que chocou as elites de New York. O neto de Brooke acusou o pai , que tinha a seu cargo a custódia da mãe, de maus tratos, negligência deliberada e desvio de fundos … O que levou a que depois de diligências juridicas, o filho fosse afastado e Brooke ingressasse numa casa de saúde num estado deplorável de abandono .

No entanto no epitáfio da sua campa pode-se ler a frase escolhida pela própria Brooke : " I had a wonderful life" … Aristocrata até ao fim …








No comments: